Os praticantes do trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar. Além dessas vantagens, o esporte acaba contribuindo para difundir o turismo nas regiões por onde passa, e reforçar o espírito de trabalho em equipe entre seus praticantes.
O baixo custo do trekking, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte.
Trekking...

A Associação Brasileira de Normas Técnicas descreve a atividade como:
“Atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a caminhada.” (ABNT) De longo curso: “Caminhada em ambientes naturais, que envolva pernoite.” (ABNT)
Normas técnicas referentes:
ABNT NBR 15398 - Turismo de Aventura - Condutores de caminhada de longo curso - Competencia de pessoal
ABNT NBR 15505-1 - Turismo com atividade de caminhada
Parte 1: Requisitos para produto
ABNT NBR 15505-2 - Turismo com atividades de caminhada
Parte 2: Classificação de percursos
Principais Riscos:
Escoriações, quedas de desnivel, fraturas e luxações.
Deve-se observar o condicionamento físico antes de iniciar na atividade. Pessoas sedentárias e sem condicionamento físico devem fazer uma avaliação fisica antes de iniciar na atividade. Deve-se escolher trilhas mais fáceis, com poucas subidas e trechos mais curtos para começar a praticar o trekking.
Caminhe com segurança:
Informe-se sempre sobre as condições da caminhada como tempo e distancia do percurso, tipo do terreno e clima da região.
Alongue-se antes da caminhada.
Use sempre roupas e calçados confortáveis e adequados às condições climaticas do local.
Use protetor solar e proteja a cabeça com bonés ou chapéus.
Beba água sempre (mesmo antes de sentir sede)
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário